Somos o Grupo Sabin, atuamos há 40 anos no Brasil reconhecidos pela excelência, qualidade e precisão nos serviços prestados. Fundado em Brasília, pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, nosso grupo conta com milhares de colaboradores, que atendem mais de 7 milhões de clientes por ano, com um amplo portfólio de serviços de análises clínicas, diagnósticos por imagem, vacinação e check-up executivo em 350 unidades de atendimento no Distrito Federal e nos estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina. Tudo isso, junto a investimos em empresas com atuação na área de atenção primária à saúde e saúde digital.
Ao longo de nossa jornada, colecionamos reconhecimentos e prêmios importantes nas áreas de gestão, pesquisa técnico-científica, sustentabilidade, qualidade e inovação. Eleito “A Empresa do Ano 2020 pelo Guia Exame da Diversidade, conta com programas cuidadosamente desenvolvidos para fortalecer uma cultura organizacional cada vez mais participativa e garantir a promoção de ações que estimulem a diversidade e a inclusão, dentro de um ambiente harmônico e igualitário. Nosso quadro de colaboradores é composto por 77% de mulheres, que exercem 74% dos cargos de liderança.
Quem somos
Somos o Grupo Sabin, atuamos há 40 anos no Brasil reconhecidos pela excelência, qualidade e precisão nos serviços prestados. Fundado em Brasília, pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa, nosso grupo conta com milhares de colaboradores, que atendem mais de 7 milhões de clientes por ano, com um amplo portfólio de serviços de análises clínicas, diagnósticos por imagem, vacinação e check-up executivo em 350 unidades de atendimento no Distrito Federal e nos estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina. Tudo isso, junto a investimos em empresas com atuação na área de atenção primária à saúde e saúde digital.
Ao longo de nossa jornada, colecionamos reconhecimentos e prêmios importantes nas áreas de gestão, pesquisa técnico-científica, sustentabilidade, qualidade e inovação. Eleito “A Empresa do Ano 2020 pelo Guia Exame da Diversidade, conta com programas cuidadosamente desenvolvidos para fortalecer uma cultura organizacional cada vez mais participativa e garantir a promoção de ações que estimulem a diversidade e a inclusão, dentro de um ambiente harmônico e igualitário. Nosso quadro de colaboradores é composto por 77% de mulheres, que exercem 74% dos cargos de liderança.
Propósito
Inspirar pessoas a cuidar de pessoas
Missão
Oferecer serviços de saúde com excelência
Visão
Ser referência em saúde na América Latina
Valores
Credibilidade, Ética, Responsabilidade Socioambiental, Inovação, Qualidade, Respeito à vida e Simplicidade
Propósito
Inspirar pessoas a cuidar de pessoas
Missão
Oferecer serviços de saúde com excelência
Visão
Ser referência em saúde na América Latina
Valores
Credibilidade, Ética, Responsabilidade Socioambiental, Inovação, Qualidade, Respeito à vida e Simplicidade
Uma história de compromisso, trabalho e dedicação
Uma história de compromisso, trabalho e dedicação
Ao longo dos anos, nós superamos grandes desafios, como em 2010, quando nossas fundadoras decidiram expandir a atuação da empresa para todo o país, de forma orgânica e por aquisições. Guiadas pela coragem e espírito empreendedor, deram início a um processo de expansão, que resultou em uma equipe com milhares de pessoas e a nossa presença nas cinco regiões do Brasil.
Ao longo dos anos, nós superamos grandes desafios, como em 2010, quando nossas fundadoras decidiram expandir a atuação da empresa para todo o país, de forma orgânica e por aquisições. Guiadas pela coragem e espírito empreendedor, deram início a um processo de expansão, que resultou em uma equipe com milhares de pessoas e a nossa presença nas cinco regiões do Brasil.
Relatório de sustentabilidade
O Relatório contém todas as
informações e dados
importantes sobre a
Empresa, a exemplo dos desempenhos técnico e socioambiental. Faça o download na
versão:
Nos anos 80, as cofundadoras Janete Vaz e Sandra Soares Costa decidiram iniciar sua jornada empreendedora e abrir um laboratório de análises clínicas na Capital Federal. A empresa nasceu em Brasília, em 1984, com quatro colaboradores: uma recepcionista, uma auxiliar de serviços gerais e as duas sócias.
1990
03 unidades
Controle de Qualidade - O Sabin participa do Controle Externo da Qualidade (CEQ), também conhecido como Ensaio de Proficiência, disponibilizado pelo Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM), chancelado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e gerenciado pela empresa Control Lab, em nível nacional.
1999
09 unidades
Virada Tecnológica – início do processo de implantação da ISO 9001, certificação internacional que atesta o processo de gestão da qualidade. Implantação do Sistema de Informação Laboratorial, que permitiu o monitoramento das amostras em todas as fases do processo. Atendimento humanizado.
2003
Pessoas no Centro da Estratégia Empresarial - O respeito, a ética e a valorização das pessoas como parte dos princípios e filosofias do Sabin. Adequação à SA 8000 - norma internacional que avalia a responsabilidade social. Signatário do Pacto Global (mobilização da comunidade internacional na disseminação de práticas e políticas socioambientais e econômico-financeiras.
2004
Programa de Acreditação - Neste ano, o Sabin recebeu o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC), sistema capaz de proporcionar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios.
2005
28 unidades
Mobilização e Engajamento Social - O Instituto Sabin é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2005 e qualificada como Organização da Sociedade Civil para Interesse Público. Ele tem como missão contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o Sabin atua, nas áreas de saúde, esporte, educação e inovação social.
2008
Automação Laboratorial e Serviço de Vacinação - LabCell foi introduzido no Brasil pelo Sabin. Diminuição do tempo de emissão do laudo, além da otimizar os processos e agregar mais credibilidade. Inauguração do serviço de vacinação (Imunizações para todas as idades).
2010
62 unidades
Gestão Ambiental - O Sabin implantou a certificação da ISO 14001, norma internacional que estabelece padrões para um sistema de gestão ambiental efetivo. Ainda em 2010, o Sabin iniciou seu ousado processo de expansão ao inaugurar unidades na cidade de Anápolis (GO) e Barreiras (BA).
2012
Expansão Nacional - O processo de crescimento do Sabin ganhou força e amplitude com a ampliação da operação em Brasília (DF) e a chegada a Manaus (AM). Como também aquisições realizadas em Uberaba (MG), Palmas (TO), Salvador (BA) e Belém (PA). Criação de novos exames, tecnologias e métodos de gestão.
2013
Início do Processo de Governança Corporativa: Conselho de Família - O processo de Governança Corporativa sempre esteve alinhado aos valores do Sabin.
2014
118 unidades
As sócias optaram por se dedicar às decisões mais estratégicas da organização. Nessa sucessão Janete Vaz e Sandra Soares Costa passaram a atuar no Conselho de Administração do Grupo Sabin e nomearam profissionais com conhecimento do negócio e alinhados aos valores organizacionais para conduzir o dia a dia da empresa.
2015
Expansão Nacional e Novos Serviços – Aquisições nas cidades de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS). Iniciou a atuação na área de diagnóstico por imagem e inaugurou o serviço de Check-up Executivo, em Brasília. Recebeu a declaração de cumprimento da norma ISO 31000.
2016
225 unidades
Presença nas Cinco Regiões do País - O grupo de medicina diagnóstica ampliou sua marca em Anápolis (GO), passou a atuar no serviço de imagem em Uberaba (MG) e Salvador (BA), além de realizar uma aquisição em Londrina (PR).
2017
Consolidação do um grupo de medicina diagnóstica, que oferece serviços de análises clínicas, check-up executivo, vacinação e diagnóstico por imagem. Inauguração de sua nova sede, um edifício de 14.000 m², construído em respeito ao meio ambiente, com eficiência energética e um Núcleo Técnico Operacional equipado com o que existe de mais avançado em tecnologia. Novas unidades.
2018
Aquisição dos Laboratórios Medical, em São Caetano do Sul e Ultracron em Osasco e Alphaville. Selo Leed (Selo de Sustentabilidade Ambiental) A nova sede do Sabin foi projetada dentro das melhores práticas ambientais, alinhadas ao compromisso da empresa com a sustentabilidade.
2019
Aquisição do Laboratório Carlos Chagas, em Cuiabá - MT e a inauguração de 15 novas unidades. Aumentou seus investimentos no negócio de atenção primária à saúde, a empresa inaugurou a primeira unidade de Assistência Primária à Saúde (APS). Conquista da certificação internacional do College of American Pathologists – CAP.
2020
296 unidades
Criação do Kortex, um Corporate Venture Capital (CVC). Focado em Startups (health techs). Lançamento do hub de inovação – Skyhub. Dedicado ao ecossistema de inovação em saúde com health techs e bio techs. Equipe de pesquisa e desenvolvimento - 7 metodologias de diagnóstico da Covid-19.
2021
304 unidades
Renovação (Padi). Lançamento do Rita Saúde. Disponibilidade do Exame RT-PCR Salivar. Voluntariado de vacinação contra a Covid-19. Expansão do e-commerce. Abertura de unidades no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), Franca (SP), Tangará da Serra (MT) e Gurupi (TO). Teste Genético da Bochechinha e Mini Painel Respiratório. Serviço de avaliação gratuita da caderneta de vacinas. Criação do Núcleo de Atendimento Digital (NAD).
2022
350 unidades
Completamos um ciclo de 10 anos do nosso ousado processo de expansão. Além disso, o Grupo realizou a aquisição do Laboratório BioAnálise, sediado em Teresina (PI) e com atuação no Maranhão. Também ampliamos a presença em Campinas (SP), inauguramos unidades no Distrito Federal, em Gurupi (TO) e em Barreiras (BA) e implementamos o Programa de Governança de Inovação, com apoio da Fundação Dom Cabral. Disponibilizamos a facilidade do agendamento digital, do pagamento através de PIX e da autorização on-line.
2023
365 unidades
Anunciamos nosso novo posicionamento "Saúde que evolui, cuidado que inspira" e a marca corporativa para o Grupo Sabin. O setor de saúde tem se transformado rapidamente e conseguimos conduzir nossa expansão de forma consistente com a parceria de nossos stakeholders e cadeia de saúde. A partir da ampliação e da integração do nosso portfólio de negócios, anunciamos a construção de um ecossistema de saúde que integre parceiros de toda a cadeia.
1984
Início de Um Sonho
Nos anos 80, as cofundadoras Janete Vaz e Sandra Soares Costa decidiram iniciar sua jornada empreendedora e abrir um laboratório de análises clínicas na Capital Federal. A empresa nasceu em Brasília, em 1984, com quatro colaboradores: uma recepcionista, uma auxiliar de serviços gerais e as duas sócias.
1990
03 unidades
Controle de Qualidade - O Sabin participa do Controle Externo da Qualidade (CEQ), também conhecido como Ensaio de Proficiência, disponibilizado pelo Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM), chancelado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e gerenciado pela empresa Control Lab, em nível nacional.
1999
09 unidades
Virada Tecnológica – início do processo de implantação da ISO 9001, certificação internacional que atesta o processo de gestão da qualidade. Implantação do Sistema de Informação Laboratorial, que permitiu o monitoramento das amostras em todas as fases do processo. Atendimento humanizado.
2003
Pessoas no Centro da Estratégia Empresarial - O respeito, a ética e a valorização das pessoas como parte dos princípios e filosofias do Sabin. Adequação à SA 8000 - norma internacional que avalia a responsabilidade social. Signatário do Pacto Global (mobilização da comunidade internacional na disseminação de práticas e políticas socioambientais e econômico-financeiras.
2004
Programa de Acreditação - Neste ano, o Sabin recebeu o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC), sistema capaz de proporcionar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios.
2005
28 unidades
Mobilização e Engajamento Social - O Instituto Sabin é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2005 e qualificada como Organização da Sociedade Civil para Interesse Público. Ele tem como missão contribuir com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde o Sabin atua, nas áreas de saúde, esporte, educação e inovação social.
2008
Automação Laboratorial e Serviço de Vacinação - LabCell foi introduzido no Brasil pelo Sabin. Diminuição do tempo de emissão do laudo, além da otimizar os processos e agregar mais credibilidade. Inauguração do serviço de vacinação (Imunizações para todas as idades).
2010
62 unidades
Gestão Ambiental - O Sabin implantou a certificação da ISO 14001, norma internacional que estabelece padrões para um sistema de gestão ambiental efetivo. Ainda em 2010, o Sabin iniciou seu ousado processo de expansão ao inaugurar unidades na cidade de Anápolis (GO) e Barreiras (BA).
2012
Expansão Nacional - O processo de crescimento do Sabin ganhou força e amplitude com a ampliação da operação em Brasília (DF) e a chegada a Manaus (AM). Como também aquisições realizadas em Uberaba (MG), Palmas (TO), Salvador (BA) e Belém (PA). Criação de novos exames, tecnologias e métodos de gestão.
2013
Início do Processo de Governança Corporativa: Conselho de Família - O processo de Governança Corporativa sempre esteve alinhado aos valores do Sabin.
2014
118 unidades
As sócias optaram por se dedicar às decisões mais estratégicas da organização. Nessa sucessão Janete Vaz e Sandra Soares Costa passaram a atuar no Conselho de Administração do Grupo Sabin e nomearam profissionais com conhecimento do negócio e alinhados aos valores organizacionais para conduzir o dia a dia da empresa.
2015
Expansão Nacional e Novos Serviços – Aquisições nas cidades de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campo Grande (MS). Iniciou a atuação na área de diagnóstico por imagem e inaugurou o serviço de Check-up Executivo, em Brasília. Recebeu a declaração de cumprimento da norma ISO 31000.
2016
225 unidades
Presença nas Cinco Regiões do País - O grupo de medicina diagnóstica ampliou sua marca em Anápolis (GO), passou a atuar no serviço de imagem em Uberaba (MG) e Salvador (BA), além de realizar uma aquisição em Londrina (PR).
2017
Consolidação do um grupo de medicina diagnóstica, que oferece serviços de análises clínicas, check-up executivo, vacinação e diagnóstico por imagem. Inauguração de sua nova sede, um edifício de 14.000 m², construído em respeito ao meio ambiente, com eficiência energética e um Núcleo Técnico Operacional equipado com o que existe de mais avançado em tecnologia. Novas unidades.
2018
Aquisição dos Laboratórios Medical, em São Caetano do Sul e Ultracron em Osasco e Alphaville. Selo Leed (Selo de Sustentabilidade Ambiental) A nova sede do Sabin foi projetada dentro das melhores práticas ambientais, alinhadas ao compromisso da empresa com a sustentabilidade.
2019
Aquisição do Laboratório Carlos Chagas, em Cuiabá - MT e a inauguração de 15 novas unidades. Aumentou seus investimentos no negócio de atenção primária à saúde, a empresa inaugurou a primeira unidade de Assistência Primária à Saúde (APS). Conquista da certificação internacional do College of American Pathologists – CAP.
2020
296 unidades
Criação do Kortex, um Corporate Venture Capital (CVC). Focado em Startups (health techs). Lançamento do hub de inovação – Skyhub. Dedicado ao ecossistema de inovação em saúde com health techs e bio techs. Equipe de pesquisa e desenvolvimento - 7 metodologias de diagnóstico da Covid-19.
2021
304 unidades
Renovação (Padi). Lançamento do Rita Saúde. Disponibilidade do Exame RT-PCR Salivar. Voluntariado de vacinação contra a Covid-19. Expansão do e-commerce. Abertura de unidades no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), Franca (SP), Tangará da Serra (MT) e Gurupi (TO). Teste Genético da Bochechinha e Mini Painel Respiratório. Serviço de avaliação gratuita da caderneta de vacinas. Criação do Núcleo de Atendimento Digital (NAD).
2022
350 unidades
Completamos um ciclo de 10 anos do nosso ousado processo de expansão. Além disso, o Grupo realizou a aquisição do Laboratório BioAnálise, sediado em Teresina (PI) e com atuação no Maranhão. Também ampliamos a presença em Campinas (SP), inauguramos unidades no Distrito Federal, em Gurupi (TO) e em Barreiras (BA) e implementamos o Programa de Governança de Inovação, com apoio da Fundação Dom Cabral. Disponibilizamos a facilidade do agendamento digital, do pagamento através de PIX e da autorização on-line.
2023
365 unidades
Anunciamos nosso novo posicionamento "Saúde que evolui, cuidado que inspira" e a marca corporativa para o Grupo Sabin. O setor de saúde tem se transformado rapidamente e conseguimos conduzir nossa expansão de forma consistente com a parceria de nossos stakeholders e cadeia de saúde. A partir da ampliação e da integração do nosso portfólio de negócios, anunciamos a construção de um ecossistema de saúde que integre parceiros de toda a cadeia.
Cultura do cuidado
Inovação para cuidar de pessoas
Ecossistema de inovação
Cultura do cuidado
Inovação para cuidar de pessoas
Ecossistema de inovação
Promovemos nossa cultura do cuidado de dentro para fora, valorizando colaboradores e parceiros da mesma forma. É o nosso compromisso para que cada pessoa se sinta acolhida em todas as etapas de constante evolução do nosso ecossistema.
Promovemos nossa cultura do cuidado de dentro para fora, valorizando colaboradores e parceiros da mesma forma. É o nosso compromisso para que cada pessoa se sinta acolhida em todas as etapas de constante evolução do nosso ecossistema.
Promovemos nossa cultura do cuidado de dentro para fora, valorizando colaboradores e parceiros da mesma forma. É o nosso compromisso para que cada pessoa se sinta acolhida em todas as etapas de constante evolução do nosso ecossistema.
Cultura do cuidado
Inovação para cuidar de pessoas
Ecossistema de inovação
Mantivemos o foco na humanização e na eficiência a partir de programas e projetos voltados para a melhoria de processos no atendimento físico e digital, permitindo ganho de escala, mas, principalmente, na satisfação dos clientes com os serviços oferecidos.
+ de 64 milhões
de exames e procedimentos realizados
+ de 6.3 milhões
de clientes atendidos pelo Grupo
97%
Índice de satisfação no atendimento
86%
Índice NPS (Medição de satisfação do cliente)
Nossas Marcas
Saúde que evolui, cuidado que inspira.
Sobre a marca do grupo
Sobre a marca do grupo
Esta é a nova Marca do Grupo Sabin. Ela foi desenvolvida
de forma única e estratégica para garantir
reconhecimento e propriedade
O desenho do símbolo faz referência ao S de Sabin e
representa a Marca como uma plataforma múltipla
que abraça diversos tipos de serviços e cuidados. A parte inferior se refere a base dessa plataforma e
os círculos simbolizam o ecossistema vivo e dinâmico que parte dela.
Clique e descubra a essência
da construção da nossa marca