Aquisições e crescimento orgânico capitaneiam presença do grupo no estado, onde emprega mais de 1 mil profissionais em 14 cidades
Fundado há 40 anos como laboratório de análises clínicas, o Grupo Sabin aposta na expansão para se consolidar como ecossistema de saúde, com portfólio cada vez mais amplo e integrado de serviços. Parte fundamental dessa estratégia, o estado de São Paulo já recebeu R$ 280 milhões em investimentos contínuos, desde 2015. O valor engloba aquisições de empresas locais, modernização das unidades de atendimento, construção e renovação de Núcleos Técnicos Operacionais (NTO) e hospitalares, novas contratações e tecnologia da informação.
O Grupo hoje emprega 1.000 colaboradores somente no estado de São Paulo, distribuídos em 52 unidades de 14 cidades, onde são oferecidos serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem e imunização. A atuação do Sabin em São Paulo passou, de forma acelerada, da aquisição de laboratórios regionais para o crescimento orgânico. Essa estratégia deve se manter nos próximos dois anos, segundo a presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
“Seguiremos crescendo e valorizando a economia regional, gerando emprego e agregando qualidade de vida à população. O crescimento orgânico, a partir das regiões em que atuamos, será o caminho para a expansão do Grupo Sabin em São Paulo”, afirma Lídia.
Mais do que laboratórios | O escopo de atuação do Sabin em São Paulo – e no Brasil – ampliou-se, em 2021, com a aquisição de 100% da Amparo Saúde, rede de clínicas e telemedicina voltada ao cuidado humanizado e à Atenção Primária à Saúde. Atualmente, além do atendimento on-line, a Amparo opera quatro clínicas em São Paulo, sendo duas na capital, uma em Alphaville e outra em Campinas. A união das duas empresas acrescentou ao ecossistema do Sabin expertise para atuar na gestão de saúde da população, em geral, e de colaboradores de empresas que contratam seus serviços.
Ainda no campo dos investimentos realizados nos últimos nove anos, o Grupo Sabin direcionou recursos para a construção e renovação de quatro NTO no estado: São José dos Campos, Campinas, São Caetano do Sul e Ribeirão Preto. Os NTO locais funcionam como um hub que absorve as amostras clínicas da região. Dessa forma, a excelência técnica das sedes chega a todas as cidades onde o Sabin possui unidades de atendimento, além de agilizar a entrega dos resultados das mais de 250 mil amostras clínicas processadas mensalmente no estado. Praticamente todos os exames realizados em São Paulo permanecem dentro de suas divisas.
A agilidade caminha ao lado da qualidade. Em todo o território brasileiro, rigorosos processos nacionais e internacionais de controles internos e externos da qualidade são balizados por certificações e acreditações. Especificamente em São Paulo, há unidades reconhecidas pelo Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, bem como certificações ISO 9001 (boas práticas de gestão) e ISO 14001 (padrão internacional de políticas ambientais).
Linha do tempo | Os investimentos do Grupo Sabin em São Paulo começaram pela aquisição de uma marca de São José dos Campos. Dois anos depois, chegou a Campinas, também por meio da compra de empresa local. Em 2022, expandiu a atuação na região, com operação local em Vinhedo, Louveira e Valinhos.