Logo
ESG
Governança Corporativa
Grupo Sabin
Stakeholders classificam Grupo Sabin entre as melhores para o Brasil

Brasília, junho de 2024 – O Grupo Sabin obteve  rating A pela Pesquisa Melhores para o Brasil, com a metodologia Humanizadas, empresa especializada em avaliar a qualidade das relações de uma organização com seus stakeholders (clientes, colaboradores, provedores e sociedade). O índice avalia o nível de maturidade e a qualidade das relações da empresa com seus públicos de interesse e o meio ambiente. Além do selo, a companhia foi destaque nos quesitos compromisso socioambiental e engajamento com os clientes entre as companhias de grande porte.

O anúncio da conquista foi feito na manhã no último dia 19, no evento “Prêmio Melhores para o Brasil 2024”, realizado em formato on-line pela Humanizadas. A presidente do Grupo Sabin, Lidia Abdalla, participou da premiação, no painel Geração de Valor para Stakeholders. “Mais de 80% dos nossos stakeholders destacaram a importância da nossa agenda ESG, do quanto valorizam o compromisso do Sabin com todos os pilares dessa agenda, bem como com a diversidade e a inclusão. Esse é um compromisso genuíno que está presente em nossa ideologia há 40 anos – impactar positivamente a sociedade, além de entregar nosso serviço com excelência”, assinalou Lidia.

Mais de 80% dos stakeholders destacaram a agenda ESG da empresa, mantendo o rating A do Grupo Sabin

Diversidade fomenta a inovação – A diversidade, destacou ainda a presidente do Grupo Sabin durante o painel, é uma forma de fomentar inovação. “Quando temos pessoas diferentes, com vivências diferentes, experiências e origens diferentes numa mesma equipe, estamos construindo um ambiente de inovação”, pontuou, mais adiante. O painel Transformação dos Negócios e o anúncio dos resultados e da premiação referentes a 2023 complementaram a programação do evento, que reconheceu 59 empresas brasileiras.

O Rating Humanizadas foca nos riscos e nas oportunidades de geração de valor sustentável para os stakeholders de uma empresa. Para isso, considera perspectivas subjetivas e indicadores objetivos, além de analisar impactos positivos nas áreas ESG (meio ambiente, social e governança). 

“Essa conquista mostra que nossos valores estão presentes na operação, fortalecendo o compromisso com a geração de valor para stakeholders e para todo o ecossistema do Grupo Sabin. O prêmio reconhece nossas práticas transformadoras na construção de uma economia consciente e humanizada, baseada na transparência, ética, diversidade, inovação e sustentabilidade.”, afirma a presidente executiva do Grupo Sabin. 

A Pesquisa Melhores para o Brasil funciona como instrumento para capturar a perspectiva e a mudança de hábitos desses públicos, identificando forças, fraquezas, riscos e oportunidades estratégicas para o negócio. O resultado reflete, justamente, o novo posicionamento do Grupo e o compromisso em inspirar seus públicos de interesse a cuidar das pessoas, das comunidades, dos negócios e do planeta. “A pesquisa da Humanizadas nos permite anualmente avaliar como nossas práticas ESG estão sendo percebidas por nossos stakeholders e implantar melhorias, tanto para construção da nossa pauta ESG, como para a forma como comunicamos, engajamos e inspiramos nossos parceiros. Este ano avaliamos a percepção de 1478 representantes dos nossos 14 grupos de stakeholders”, afirma, Andrea Pinheiro, diretora de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da companhia. 

Em 2023, a agenda ESG do Sabin ganhou mais impulso com novos projetos e práticas da empresa. Entre elas, constam aumentar em o uso de fontes de energia renovável e o material enviado para reciclagem; ampliar em 9%, até 2026, o número de colaboradores pretos em cargos de liderança; expandir em 10% o investimento social em iniciativas de estímulo ao empreendedorismo de impacto social. O Sabin foi a primeira empresa do setor de saúde, na América Latina, a ser signatária do Pacto Global, em 2007. 

Grupo Sabin – Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. No ano em que completa 40 anos, conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Presente em 14 estados e no Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 353 unidades distribuídas de norte a sul do país.       

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.