Logo
Centro-Oeste
ESG
Inovação Social e Impacto
Nordeste
Ludotecas: Instituto Sabin amplia projeto para crianças e adolescentes vítimas de violência   

Iniciativa do Instituto Sabin no eixo da promoção da saúde integral, o Projeto Ludotecas inaugura, nesta semana, mais três unidades pelo país: Brasília (DF), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Dourados (MS). As ludotecas funcionam como espaço de apoio a atendimentos por profissionais da saúde, justiça e assistência social a crianças e adolescentes que sofrem ou testemunham situações de violência. Implementado em 2008 pelo Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, o Projeto Ludotecas totaliza 122 unidades em regiões onde a empresa atua, impactando mais de 20 mil pessoas. 

De acordo com o último censo do IBGE, com dados de 2022, a população brasileira com até 19 anos de idade é de 54,5 milhões de indivíduos. E segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, 79% das denúncias de estupro registradas pelo Disque 100 tinham crianças ou adolescentes como vítimas. São casos que demandam a atuação de profissionais especializados em estruturas adequadas, além de acompanhamento dos menores de idade, de modo a ajudá-los a se recuperarem psicologicamente do trauma.  

“Há 16 anos, lançamos o primeiro espaço no Distrito Federal. Hoje estamos em todas as regiões do país, ajudando a transformar essa difícil realidade e oferecendo a essas vítimas oportunidades de uma assistência acolhedora”, observa o gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.  As ludotecas são salas com privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico, ambientadas e compostas por materiais pedagógicos. A iniciativa visa contribuir para a qualidade e efetividade desses atendimentos na rede de atenção à violência contra crianças e adolescentes. 

As ludotecas são implementadas em parceria com secretarias municipais de Direitos Humanos ou Assistência Social, Ministério Público, universidades, entre outras instituições da administração pública. A contribuição do Instituto Sabin ocorre de duas formas: com a doação de bens e serviços para ambientação do espaço físico – materiais pedagógicos, como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos – e pela oferta de capacitação continuada, por meio de curso a distância para os profissionais da rede de atenção à violência que atuam nas ludotecas. 

Inaugurações | A nova ludoteca do Distrito Federal fica localizada na 23ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia, e será inaugurada nesta sexta-feira (17). No mesmo dia, será entregue a unidade de Luiz Eduardo Magalhães, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Conquista. Já na segunda-feira (20), abre as portas a ludoteca de Dourados, instalada no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, no bairro Jardim Tropical.  

Sobre o Instituto Sabin | Há 19 anos, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma Oscip, com sede em Brasília e atuando em 12 estados e no Distrito Federal, o instituto tem missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social.